Semana passada eu comentei que eu aguardava o dia em que a Inteligência Artificial chegasse às assistentes de voz, como a Alexa e o Google.
A ideia é que, ao invés das assistentes somente responderem aos comandos, elas possam sugerir, ou até mesmo executar ações de forma autônoma na casa.
E esse dia chegou!
Eu acabei de ler essa matéria que comenta sobre a atualização do recurso Hunches na Alexa. Hunch quer dizer palpite, ou seja, o software sugere ações em função do seu comportamento.
Esse recurso já existe para quem tem uma conta da Alexa nos EUA, mas até agora a Alexa fazia apenas sugestões.
Muito em breve, a Alexa através do Hunches, ajudará milhões de usuários para que nunca se esqueçam de trancar a porta, desligar a luz da cozinha e desligar o ar condicionado da sala quando forem dormir, por exemplo.
Essas ações serão feitas de forma autônoma utilizando a Inteligência Artificial, caso você habilite no Alexa App.
Para alguns, esse recurso é uma invasão de privacidade. Para outros, é uma revolução. Eu sou do segundo grupo. Eu estou disposto a compartilhar alguns hábitos com a Amazon, em troca de um conforto e redução ao impacto ao meio ambiente.
Nos próximos meses, os fabricantes de lâmpadas inteligentes, termostatos, aquecedores e robôs aspiradores, poderão permitir que a Alexa aja pró ativamente, de acordo com os palpites, sem que os usuários precisem perguntar.
Para fabricantes de dispositivos, seus produtos se tornam ainda mais inteligentes, e mais valiosos para seus usuários, apenas com uma atualização de software.
Por enquanto, o recurso Hunches estará disponível para lâmpadas, plugues de tomada, interruptores e robôs aspiradores, mantendo a Skill de integração atual, segundo a Amazon.
Mas ao abrir essa porta, eu acredito que não tem mais volta.
Uma vez que você se acostuma com essa tecnologia, que facilita a sua vida e não deixa você esquecer nada ligado, será difícil voltar atrás. A Inteligência Artificial é algo que estará presente no nosso dia-a-dia.
O mercado mudou mais rápido do que conseguimos acompanhar.
Essa mudança gera grandes oportunidades, além de benefícios para todos!
Eu espero testar os palpites da Alexa e começar a viver em uma casa que entenda a minha rotina, e me avise se eu esquecer alguma coisa ligada.
O planeta agradece, já que isso resulta em economia de energia 😀
Como será a nossa rotina daqui a alguns anos, quando a Inteligência Artificial estiver por todos os lados?
Vamos juntos viver a revolução da casa inteligente!
Ah, e se você precisa de um profissional para o seu projeto de automação, faça uma busca agora.
Acesse https://queroautomacao.com.br/evento e participe do próximo workshop!