O Google Assistant é uma assistente digital poderosa, que integra com milhares de sistemas e dispositivos. É capaz de executar cenas, ajustar a temperatura, abrir as cortinas, ajustar a iluminação e muito mais quando integrado aos sistemas de automação residencial.
Assim como a assistente da Amazon, a Alexa, eles estão em milhões de casas e fazem parte do dia a dia das pessoas.
Porém, há limitações – e algumas delas são bem chatas.
Por exemplo, se os comandos não forem ditos da forma correta, a assistente retorna com aquelas respostas frustrantes: “Desculpe, não posso ajudar com isso” ou “Não consegui encontrar um dispositivo com este nome”.
Isso nos leva a um problema: como usar a assistente de voz sem precisar decorar os nomes dos dispositivos, cenas ou rotinas?
Outro ponto: quando uma visita tenta usar os comandos, provavelmente apenas os mais básicos funcionarão. Mas comandos específicos como “ligar sanca da sala” ou “desligar led da varanda”? Só os moradores – e olhe lá – conseguem usar.
Para resolver este e outros problemas, a inteligência artificial é a solução.
Segundo o Google, o Gemini for Home será lançado agora em outubro de 2025, e promete recursos que vão revolucionar como interagimos com nossas casas:
Ajuda na cozinha
Você poderá dizer, por exemplo: “tenho espinafre, ovos, cream cheese e salmão defumado na geladeira. Me ajude a fazer uma refeição deliciosa.” O Gemini fará sugestões personalizadas para ovos florentinos, frittata e macarrão, junto com instruções passo a passo.
Durante o preparo, continue conversando naturalmente: “como sei que a panela está quente o suficiente?” ou “como garanto que meus ovos não fiquem muito duros?” É como ter um chef ao seu lado!
Pesquisas
Explore temas complexos e faça perguntas: “Estou pensando em comprar um carro elétrico…” ou obtenha informações específicas: “Me ajude a criar um plano nutricional para a semana antes da minha primeira maratona.”
A diferença? Conversas fluidas, sem precisar reformular comandos.
Soluções de problemas
Combinado com o poder do Google Search, o Gemini oferece ajuda imediata: “Minha lava-louças não está drenando direito. Você pode me orientar para ver se consigo consertar sozinho?”
Esqueça aqueles manuais confusos – agora você tem um técnico virtual!
Criação
As capacidades de IA generativa transformam o Gemini no parceiro criativo: “Vamos criar uma história para minha filha de 6 anos sobre uma cientista que também é princesa e ama morangos!”
Continue: “nossa protagonista precisa de um animal de estimação mágico. Me dê algumas opções.”
Casa inteligente de verdade
Aqui está o grande diferencial: sem a necessidade de decorar os nomes dos dispositivos!
Você poderá dizer:
- “Ligue as luzes da sala” (sem se preocupar se é “Lâmpada Sala 1” ou “Philips Hue Living Room”)
- “Gostaria de assistir um filme de ação, prepare minha casa” (e ele ajustará luzes, som, temperatura automaticamente)
- “Estou com calor” (e interpretará que você quer o ar-condicionado ou ventilador ligado)
A IA promete revolucionar análise de imagens: “me avise se alguém ficar mais de 30 segundos parado em frente ao portão” ou “me notifique se deixei a torneira da cozinha aberta”.
A revolução
As possibilidades são muitas, e certamente fará com que usar a casa se torne muito mais fácil. Como você sabe, facilidade é o segredo para as pessoas realmente usarem a tecnologia. E quando todos da família conseguem usar, aí sim o projeto de automação deu certo!
Se o mercado de casas inteligentes já está aquecido, com a chegada das IAs generativas teremos um novo “boom”!
Você está preparado para esta revolução?