Com a chegada dos carros elétricos, a medição do consumo de energia é cada vez mais importante.
A medição do consumo é interessante não somente para saber o consumo antes da conta chegar, mas para ligar os equipamentos que mais consomem nos horários de tarifa mais baixa.
Instalar um sistema solar fotovoltaico é uma excelente decisão, independente se você irá comprar um carro elétrico ou não.
Eu uso um sistema há mais de 10 anos e, devido a ele, minha conta vem sempre baixa, em alguns meses ela vem no valor mínimo.
O funcionamento é simples: o gerador fotovoltaico produz energia e injeta na casa.
A casa consome essa energia e, se o consumo for maior do que a geração, a diferença é usada da rede pública (você paga).
Se o consumo for menor que a geração, a sobra é injetada na rede (entra como abatimento com uma taxa de ajuste).
No final do mês, faz-se a medição da quantidade de energia consumida e injetada, e com esses valores, calcula-se a conta de energia elétrica.
Este cálculo não é simples em função dos impostos e fatores de ajustes, mas o objetivo de uma instalação fotovoltaica é equalizar o consumo médio da casa e com isso, receber a conta no valor mínimo, ou próximo disso.
Para visualizar o consumo de energia elétrica da casa, a geração do gerador solar fotovoltaico e o saldo de energia injetada na rede, o painel de energia do Home Assistant é perfeito!
Nesse vídeo eu mostro como instalar e configurar um medidor de energia bidirecional e adicioná-lo no Home Assistant.
Se você quer aprender sobre automação residencial, áudio, vídeo, home assistant, redes Wi-Fi, vendas e marketing, conheça o Integrador de Impacto.