Um problema comum em residências e escritórios é o desperdício de energia com equipamentos ligados desnecessariamente.
À noite, enxergamos prédios com salas acesas e ar-condicionados ligados sem ninguém nos locais.
Nas residências, é comum alguém esquecer um equipamento ligado.
Esse problema se agrava quando a família vai viajar ou o escritório fica fechado durante o fim de semana, e no retorno, percebe-se que a iluminação, ar-condicionado ou até mesmo um forno elétrico ficou ligado por todo o tempo.
Com o custo da energia elétrica cada vez mais alto, vale à pena investir em um sistema de automação que desligue os equipamentos se não houver ninguém nos ambientes.
O sensor de presença por infravermelho, que é popular em sistemas de alarme, funciona para detectar um movimento inicial, mas não tem precisão para detectar micro movimentos, como movimentação da cabeça e até mesmo a movimentação do tórax ao respirar.
Essa falta de precisão impede que esse tipo de sensor seja usado para desligar os equipamentos quando não detectar movimento, porque se alguém ficar sentado no sofá assistindo TV, ou estiver trabalhando em um computador, provavelmente o sensor por IR não detectará os micro movimentos e desligará os equipamentos, quando não deveria.
É aí que entra a tecnologia do radar de ondas milimétricas, chamado de mmWave.
Esta tecnologia é usada em sensores de estacionamento de veículos, sistemas de condução autônomas, sistemas de segurança e na automação residencial.
O radar emite ondas, geralmente na frequência acima de 24Ghz, que ao retornar para o sensor, o algoritmo calcula a distância do objeto em questão.
A sensibilidade do sensor pode ser ajustada para que ele detecte pequenos movimentos, como uma pessoa respirando.
Além da sensibilidade, o ajuste de tempo de espera para que o sensor entenda que não há ninguém no local é fundamental.
Com um tempo de 60 segundos, por exemplo, a chance de o sensor não detectar nenhum movimento é pequena, principalmente em locais como escritórios, quartos e salas.
Este tipo de sensor, por ser muito sensível, pode apresentar falso disparo se no local houver ventilador, ar-condicionado direto no sensor, vibrações, fluxo de ar e até mesmo paredes de vidro podem gerar interferências.
Por isso, é fundamental fazer um estudo do local antes de instalar o sensor.
Outro ponto importante é usar o sensor para sua aplicação principal, e não como um sensor de movimento comum.
O sensor por ondas milimétricas, por ser mais sensível e ter diversos parâmetros de ajustes, não é o mais indicado para detecção de movimento simples, como a passagem de uma pessoa em um corredor.
Para essa aplicação, o sensor por infravermelho é mais indicado.
Mas em um hall de elevador por exemplo, o sensor mmWave é perfeito, porque não desligará a luz enquanto houver alguém aguardando o elevador chegar.
As aplicações são muitas como em cozinhas, quartos, salas, escritórios, academias, áreas comuns de prédios e muito mais.
Assista ao vídeo e conheça o novo sensor mmWave da QA.
Se você precisa de um profissional para o seu projeto, clique aqui e fale com o mais próximo de você.