Recente pesquisa da Fortune Business Insight estima que o mercado de automação residencial deva crescer dos atuais 72 bilhões de dólares para 162 bilhões de dólares em 2028, em nível global.
De acordo com o levantamento, o que mais impulsiona esse crescimento é o aumento do interesse do consumidor pela internet das coisas e a possibilidade de automatizar a residência de forma personalizada.
De acordo com estimativa da IBC Brasil, o mercado nacional deverá apresentar crescimento de 30% nos próximos anos, principalmente porque os produtos para automação residencial evoluíram e se tornaram mais simples de instalar.
As inovações vão ao encontro da previsão da consultoria especializada Parks Associates, que estima que nos próximos dez anos o mundo do consumidor será impulsionado por serviços com conectividade Wi-Fi e serviços móveis como a base para um estilo de vida conectado do consumidor. Acredita-se que gradativamente serão superadas barreiras para adoção da automação como acessibilidade, simplicidade, valor, familiaridade, preocupações com privacidade e segurança e integração de produtos.
Custo acessível
Além do aumento de interesse do consumidor, os produtos de custos mais acessíveis permitiram que milhares de casas fossem automatizadas.
Lâmpadas, plugues de tomada, interruptores inteligentes, fechaduras Bluetooth e claro as assistentes digitais Amazon Echo e Google Assistente.
Novo padrão Matter
A Connectivity Standards Alliance, empresa responsável pela disseminação do novo padrão Matter e cooperação entre as gigantes de tecnologia como Google, Apple, Samsung, Amazon, Tuya, Silicon Labs, entre outras, está transformando o mercado de Casas Inteligentes.
O objetivo do Matter é eliminar o problema de compatibilidade entre dispositivos e ecossistemas. Por exemplo, ao comprar uma lâmpada inteligente que tenha o logo Matter, ela funcionará nos principais ecossistemas, seja Apple, Samsung, Google, Amazon ou Tuya, por exemplo.
Outro grande recurso do Matter é a funcionalidade “multi-admin”, que permite que controladores externos, quando devidamente autorizados, controlem os dispositivos sem a necessidade de reinstalação.
Para construtores, arquitetos e incorporadoras, e até para o consumidor final, esse recurso incentiva a adoção da tecnologia, sabendo que se a casa for vendida, o novo morador poderá usufruir de forma fácil e simplificada.
O Matter também implementa a segurança usando blockchain e outros recursos avançados de rede, que junto com o Thread, Bluetooth Mesh e Wi-Fi, criam uma verdadeira revolução no mercado.
Falta de profissionais
Com o crescimento acelerado das vendas e mudanças nas tecnologias, está em falta profissionais capacitados para vender, projetar e instalar os sistemas.
O mercado de varejo tem o foco em dispositivos simples, mas uma casa inteligente exige a integração com sistemas de áudio, home cinema, redes Wi-Fi e principalmente a preparação da casa para receber tecnologia.
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